lar · Conselho ·

O que fazer antes da Páscoa. O significado da Semana Santa: uma lista de tarefas para todos os dias de 2022

A Semana Santa de 2022 acontecerá de 18 a 22 de abril. Para todo cristão, estes seis dias antes da Páscoa são os mais importantes. Chega a hora de pensar: “quão bem sucedido tenho sido em vencer os pecados?” Afinal, foi por isso que Jesus Cristo deu a vida.

Páscoa Semana Santa

A última semana da Quaresma também é chamada de “terrível” pelos acontecimentos que antecederam a Ressurreição: a traição de Judas, a crucificação do Salvador na cruz. Ao mesmo tempo, esta é uma semana de grandes milagres. Portanto, todos os seus dias são ótimos. Semana Santa, repleta de serviços comoventes. Devido à quarentena em 2022, muitas igrejas realizarão transmissões online.

O significado de cada dia

Toda a Semana Santa é dedicada aos últimos dias da vida de Jesus. Os cristãos ortodoxos percorrem o último caminho com Ele, participando de cultos ou lendo orações especiais (Evangelho de cada dia, tropário, kontakion).

O significado de cada dia é especial, com significado e serviço próprios.

Os crentes tentam não perder um único culto. Os serviços de Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo são considerados especialmente importantes.

Segunda-feira

Durante os primeiros três dias da Semana Santa, ainda são realizados os serviços da Quaresma: as Horas, as Horas Belas e a Liturgia dos Dons Pré-santificados. O Evangelho completo é lido em partes.

Serviço Quaresmal

No primeiro dia eles se lembram do José do Antigo Testamento e da figueira seca. O casto José, humilhado e vendido pelos irmãos, e posteriormente restaurado por Deus, é um tipo de Cristo. Jesus também sofrerá a inveja de seus companheiros de tribo. Seu próprio aluno o vende por 30 moedas de prata. Tendo passado por um terrível tormento, Jesus é aprisionado em um túmulo (em vez de um fosso estreito) e, saindo dele com seu próprio poder, reina sobre o Egito.

O tema principal da Segunda-feira Santa é a aproximação do Juízo. O Salvador senta-se com seus discípulos à sombra das oliveiras. Os discípulos perguntam-lhe: “Dize-nos quando será o fim e qual é o sinal da tua vinda?”

A maldição da figueira está repleta de significado simbólico e espiritual. Ao secar uma árvore que não dava frutos, Jesus demonstrou poder divino. Seis meses antes da crucificação, o Senhor conta uma parábola sobre um viticultor. Durante três anos o dono da vinha não encontrou frutos na árvore e mandou cortá-la. Mas o viticultor resistiu e convenceu-o a esperar mais um ano. Dizem que ele vai desenterrar e fertilizar a figueira, e talvez ela dê frutos. E se ele não der, ele vai cortar. Foi exatamente isso que aconteceu. A figueira simboliza o povo judeu, que o Salvador fecundou com a sua pregação, a vinha simboliza a Igreja e a vida terrena, e o viticultor simboliza Jesus.

O que fazer e como?

Durante toda a Semana Santa, começando pela Segunda-feira Santa, eles estão empenhados na limpeza de suas casas e de suas almas.

Oração

O trabalho é realizado tanto físico quanto espiritual:

  • É preciso pensar no fato de que uma alma sem fé, como uma figueira estéril, não dará fruto algum.
  • A casa deve ser reformada e tudo que está velho e quebrado deve ser jogado fora.
  • Quanto à alimentação, as restrições ficarão mais rígidas a partir de segunda-feira. Durante a última semana da Quaresma, os cristãos ortodoxos comem com moderação, geralmente apenas à noite.
  • No primeiro dia da semana você precisa comer frutas e vegetais crus. Você pode comer nozes e pão com mel.

Para mulheres grávidas e lactantes, crianças, bem como pessoas com problemas de saúde, o jejum é bastante atenuado. Eles podem comer qualquer alimento com baixo teor de gordura, mas ainda é aconselhável evitar carne.

Terça-feira

Na manhã de terça-feira, Jesus veio a Jerusalém para ensinar o povo. Mesmo então os sumos sacerdotes queriam prendê-lo, mas tinham medo. Em vez disso, eles fizeram perguntas complicadas a Cristo. Ele contou a parábola dos talentos e das dez virgens, do pagamento dos impostos a César, da segunda vinda, o maior mandamento da Lei.

Terça-feira Santa

Na Terça-feira Santa, o templo relembra a história da salvação do bebê Moisés e da primeira prova de Jó. Eles falam de provações para os fiéis. Desta forma, os crentes estão preparados para pensar no sofrimento vindouro de Cristo. No culto, o tropário “Eis que o noivo chega à meia-noite” e a luminária “Vejo o teu palácio, meu Salvador” são executados três vezes. Eles nos lembram do Juízo Final e de como é importante estar espiritualmente desperto.

Neste dia, os Cristãos Ortodoxos precisam pensar sobre o quão dignos são de testemunhar a Semana Santa.

O que fazer e como?

Muitas vezes as pessoas perguntam o que fazer todos os dias durante a Semana Santa. Não há instruções claras para a primeira metade da semana. Na terça-feira santa:

  • Os ortodoxos continuam a colocar as coisas em ordem na casa.
  • Muitas vezes neste dia compram comida para a celebração da Páscoa, preparam uma toalha e roupas festivas para o serviço religioso da Páscoa.
  • Precisamos lembrar a trajetória de vida de Jesus Cristo, ler o Evangelho e orar.
  • Na terça-feira continuam a comer apenas vegetais crus e frutas, além de nozes e mel.

Na Terça-Feira Santa, os Cristãos Ortodoxos tentam fazer uma boa ação. Por exemplo, para ajudar idosos frágeis e crianças doentes. A parábola das dez virgens ensina que, tendo aceitado a fé, é preciso acompanhá-la com boas ações. É assim que a vida espiritual é mantida.

Nas aldeias russas, na terça-feira da Semana Santa, havia a tradição de preparar “leite com suco”. As mulheres acordaram antes do amanhecer e recolheram sementes de linho e cânhamo nas latas. As sementes foram colocadas em um pilão, trituradas por muito tempo e depois diluídas em água. O “leite” resultante foi usado para alimentar o gado para protegê-lo de doenças. Os homens foram proibidos de ver “leite com suco”.

Quarta-feira

Jesus passou a noite de quarta-feira na casa de Simão, o leproso, em Betânia. Neste momento, um conselho de sumos sacerdotes e feiticeiros já havia ocorrido. Foi decidido pegar Jesus pela astúcia e matá-lo. Uma certa esposa “pecadora” derramou mirra na cabeça do Salvador e assim preparou-O para o sepultamento. No mesmo dia, Judas pretendia trair seu Mestre por 30 moedas de prata.

Ótimo atendimento na quarta-feira

No culto da Quarta-feira Santa, a esposa ortodoxa “pecadora” e o amor ao dinheiro, que levou ao assassinato de Jesus, são condenados. Os cristãos ortodoxos estão se preparando para o arrependimento. À noite há uma confissão geral.

O que fazer e como?

No terceiro dia da Semana Santa, alguns cristãos ortodoxos tentam terminar a limpeza para dedicar a Quinta-feira Santa à limpeza física e espiritual. Hoje:

  • Eles varrem todo o lixo da casa, limpam as despensas e o quintal e consertam as coisas.
  • Eles jejuam estritamente, comendo apenas frutas e vegetais crus.
  • Eles refletem sobre sua pecaminosidade, perdoam ofensas e pedem perdão ao próximo.
  • O dia termina com confissão.

Na quarta-feira, os camponeses russos encharcaram o seu gado com água derretida, que recolheram nas ravinas. Uma pitada de sal de quinta-feira (do ano passado) foi adicionada a cada balde. O ritual deveria proteger os animais domésticos de doenças impuras e desconhecidas e do mau-olhado.

Oração

Quinta-feira

Na Quinta-feira Santa, as igrejas lembram a Última Ceia. Esta é a última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos. Segundo as Sagradas Escrituras, ele deu-lhes vinho e pão, chamando-os de seu sangue e corpo, que sacrifica voluntariamente pela salvação de todas as pessoas. Os acontecimentos da Quinta-feira Santa marcaram o início de um rito eclesial como a comunhão.

À noite, Jesus lavou os pés dos seus discípulos, ensinando-lhes uma lição de humildade e serviço ao próximo.

Em sinal de memória deste acontecimento, durante os serviços religiosos nas catedrais, o bispo lava os pés de 12 padres (monges). Os cristãos ortodoxos lêem a oração do Salvador no Jardim do Getsêmani. Pela manhã é celebrada a Liturgia de São Basílio Magno e à noite são lidos os 12 Evangelhos sobre as últimas horas do Salvador e seu sofrimento na cruz.

Quinta-feira Santa

O que fazer e como?

A Quinta-feira Santa na Rússia é conhecida como “Quinta-feira Limpa”. Hoje você precisa terminar de limpar a casa, além de limpar a alma e o corpo.

Durante muito tempo na Rússia, uma casa de banhos foi aquecida neste dia. As donas de casa raspavam zelosamente o chão, lavavam os bancos, as janelas, lavavam toda a roupa de cama e sacudiam os tapetes. Lista de tarefas de quinta-feira para cristãos ortodoxos:

  • Acredita-se que na quinta-feira você precisa de tempo para nadar antes do nascer do sol. Eles se lavam pela segunda vez após terminarem a limpeza da casa (geralmente no balneário).
  • Neste dia é feita a limpeza geral: são lavados janelas, sanitários e banheiros, azulejos, pisos atrás dos móveis. Eles também lavam roupas de cama e roupas.
  • A comunhão em massa é celebrada na quinta-feira. Os paroquianos recebem a comunhão após a confissão. Uma regra importante é o jejum. “Que melhor momento para receber a comunhão do Cálice da Vida do que nos próximos dias, quando nos for dado, pode-se dizer, pelas mãos do próprio Senhor?”
  • À noite, um serviço religioso especial é realizado no templo. São lidos trechos do Evangelho dedicado ao sofrimento de Jesus. Durante o serviço religioso, os paroquianos seguram velas acesas, que depois levam para casa e iluminam a sua casa.
  • Neste dia você pode começar a preparar comida festiva para a Páscoa: bolos de Páscoa, ovos, carnes e outros pratos.
  • Caso não seja possível assistir ao culto, é aconselhável a leitura dos 12 Evangelhos Apaixonados (por conta própria ou durante a transmissão online do culto).

As pessoas também queimaram sal na Quinta-feira Santa. Acreditava-se que o sal de quinta-feira tinha propriedades curativas e protegia contra o mau-olhado e os espíritos malignos. Mas a Igreja chama isso de superstição. No templo eles consagram sal comum, não queimado.

Sexta-feira

Sexta-feira Santa ou Sexta-feira Santa é o dia da Crucificação. Os ortodoxos passam o luto.

No último dia de vida terrena, o sumo sacerdote Caifás realiza um interrogatório noturno de Jesus Cristo. Ele tem que enfrentar bullying e espancamentos intensos. Isto é seguido por um interrogatório com Pôncio Pilatos, o prefeito da Judéia. Mas considerando absurdas as acusações dos sumos sacerdotes, Pilatos envia Jesus ao governante da Galiléia, Herodes (já que Jesus é galileu). Herodes ri dele e, vestido com roupas brancas, o manda de volta.

Boa sexta-feira

O prefeito faz várias tentativas para libertar Jesus, mas a multidão, persuadida pelos sumos sacerdotes, já grita: “Crucifica-o, crucifica-o!” Algo terrível está acontecendo. Durante várias horas o Senhor sofre gravemente, pregado na cruz. Mas mesmo assim ele ora pelos Seus assassinos. Na Cruz, ele aceita o arrependimento do ladrão crucificado ao lado Dele.

Jesus experimenta todo o horror de ser abandonado por Deus.Tendo conseguido superá-lo, Ele pronuncia as últimas palavras: “Está consumado! Pai! Entrego Meu espírito em Tuas mãos.”

O culto começa às 20h e segue durante toda a noite. É dedicado ao sofrimento de Cristo. Durante o dia, o Sudário (um grande véu com a imagem de Jesus Cristo crucificado) é levado ao meio do templo. É decorado com flores e envolto em incenso. O segundo culto acontece à noite. Os paroquianos se reúnem perto da igreja e acendem velas. A mortalha é carregada pelo templo.

O que fazer e como?

A Sexta-feira Santa é da natureza mais triste. Neste dia você precisa de:

  • Deixe de lado todos os seus negócios.
  • Na sexta-feira, os cristãos ortodoxos vão ao templo para “dizer adeus ao Salvador”.
  • Em casa, recomenda-se a leitura do cânone sobre a crucificação do Senhor e “Sobre a Lamentação da Bem-Aventurada Virgem Maria”. É importante aprofundar-se nessas orações, penetrar e pensar na sua própria vida.
  • Os crentes recusam comida neste dia. Somente depois das 18h você poderá comer alguns vegetais e frutas.

Sábado

O Sábado Santo é o último dia da Quaresma. Deus foi enterrado e desceu ao inferno para destruí-lo.

Neste dia, o corpo de Cristo permanece no Túmulo, por isso é realizado em silenciosa tristeza e alegria.

O culto do sexto dia é diluído nas profecias do Antigo Testamento sobre a Ressurreição do Salvador. Após o solene prokeimenon “Levanta-te, ó Deus, julga a terra”, todo o clero se veste de branco. Este é um símbolo da vitória de Cristo e do início da Páscoa. Mas, por enquanto, em vez do cântico querubiano, é cantado “Que toda a carne se cale”, apelando à guarda do grande segredo.

Sábado Santo

O que fazer e como?

Às 16h00 do Sábado Santo, tudo deverá estar pronto para a celebração da Brilhante Ressurreição. O que fazer antes da Páscoa e como:

  • Desista do trabalho duro.Você pode assar bolos de Páscoa e decorar ovos, que é o que a maioria dos cristãos ortodoxos que trabalham fazem.
  • No sábado é permitido comer alimentos vegetais quentes sem óleo (vegetais assados, sopas magras, mingaus, etc.).
  • À noite, os cristãos ortodoxos vão à igreja para abençoar a comida e ficam para a vigília que dura a noite toda. Após o culto, ouve-se a alegre notícia: “Cristo ressuscitou!” Os crentes respondem: “Verdadeiramente Ele ressuscitou”.

Perguntas e respostas

Por que a Semana Santa é chamada assim?

Do eslavo eclesiástico a palavra “paixão” é traduzida como “sofrimento”. Além disso, “paixão” na Ortodoxia é a atração de uma pessoa por um certo tipo de pecado. A Semana Santa é uma semana repleta do sofrimento do Salvador devido aos pecados humanos.

O que você não deve fazer durante a Semana Santa?

Em memória do tormento de Cristo, deve-se jejuar estritamente durante toda a semana. Você deve evitar carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, doces e vinho. Hoje em dia não é costume se divertir, cantar e dançar, nem comemorar feriados. Às sextas, sábados e domingos é proibido trabalhar ou fazer limpeza. Pecados especiais para a Semana Santa são considerados linguagem chula, condenação e impureza.

Para os cristãos ortodoxos, a Semana Santa é um momento de luto, jejum rigoroso e visitas à igreja. Diariamente são realizados cultos que contam sobre a jornada final do Salvador. A alma fica chocada com o que está acontecendo e, assim, é purificada.

Na última semana antes da Páscoa, os crentes lamentam a sua pecaminosidade e tentam ser mais gentis, mais limpos e mais brilhantes. Eles recusam entretenimento e comida que traga prazer. Quase todo o tempo livre é dedicado à oração e às boas ações. A Semana Santa termina com a Ressurreição Brilhante. Os cristãos ortodoxos se alegram, parabenizam uns aos outros e quebram o jejum.Acredita-se que o ovo abençoado deva ser comido primeiro.

Deixe um comentário

Limpeza

Manchas

Armazenar